segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pós-modernidade (I)

Pós-modernidade... você já ouviu falar? Sabe o que é? Mais importante: sabia que você faz parte da cultura pós-moderna, e que seus pensamentos, idéias e ideais, sentimentos e atitudes são fortemente influenciados pela pós-modernidade?

Usei propositalmente o pronome "você" para chamar sua atenção, mas na realidade a pós-modernidade influencia todos nós, com a mesma força. A diferença está em como reagimos a esta influência.

Para se ter uma noção melhor da amplitude da influência cultural em nossa visão de mundo, vamos pensar em como alguns outros cenários culturais afetaram a visão de mundo da população de outras épocas.

Por exemplo: o povo viking acreditava que só iria para o Valhala (o paraíso viking) quem morresse em batalha, com honra. Então, eles lutavam corajosamente (e também inconsequentemente) suas batalhas, sem se importarem se iriam ter sucesso ou não - afinal, eles não sabiam o que era melhor: se viver uma gloriosa vitória ou morrer e ir desfrutar do paraíso. Quantos fariam isto hoje?

No período medieval as pessoas acreditavam fortemente no inferno, sendo capazes de pagar altas quantias por uma vaga no paraíso (o que era chamado "indulgência", lembra?). Vocé faria isso hoje em dia? Seria um absurdo, não é? Mas as pessoas da época não achavam...

Um pouco mais perto de nossa realidade, se você fosse um branco de classe média-alta que vivesse no Brasil há apenas algumas décadas atrás, provavelmente estaria procurando um novo escravo negro para "comprar" no início o ano (e isto seria completamente normal), talvez para "atualizar seu quadro" de escravos. Impensável hoje, não?

Chegando bem perto de nossa realidade, há apenas poucos anos atrás as pessoas acreditavam no casamento, no valor da virgindade, na autoridade das lideranças vigentes (pais, professores, pastores, etc.), no inferno e no paraíso, na honestidade e honra acima de tudo, etc... parece que faz muuuuito tempo, não é?

Todos estes ideais eram considerados "normais" em seus tempos, inclusive defendidos pelas pessoas assim como defendemos os nossos hoje, sem muitas vezes pensar se fazem realmente sentido ou não. A cultura vigente nos faz perceber certas coisas como "naturais", embora uma análise mais crítica nos faça ver que nem tudo que nos é posto é bom.

A cultura vigente influencia muito nossa cosmovisão... o que é isto? Leia um pouco aqui. Depois debateremos sobre isto também...

Vamos rever nossas "verdades" atuais... será que o que cremos hoje é realmente o melhor? Será que refletimos realmente sobre nossas idéias e ideais, ou absorvemos o que a cultura de hoje nos oferece? Refletir sobre isso vai lhe trazer surpresas...

Para pensar:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32)

Vou escrever outro texto sobre pós-modernidade em seguida, explicando um pouco sobre quais as características deste movimento cultural e a sua influência. Mas por enquanto, vamos comentar um pouco sobre os pontos deste texto, ok?

5 comentários:

  1. É como definiria Durkheim, estamos vivendo um fato social (fato social é 1.coercitivo - isso implica na força do padrão imposto pela sociedade; 2.exterior - implica que vem do exterior dos seres, além de suas consciências; 3.geral - pois não é para uma única pessoa, mas para o coletivo).

    E fato social nada mais do que "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo.

    Eu acredito que hoje em dia exista uma tremenda coerção/coação (onde existe um medo imediato pelas consequências de ir na contra mão do sistema) por parte da sociedade sobre o que (e como) ela impõe como correto.

    O problema é quando negociamos nossas prioridades. E diria até princípios! Acredito que essa mudança de valores mundanos seja normal e irá sempre acontecer. O que não podemos é esquecer em que verdade estamos firmando nossas atitudes, conceitos e valores. Se numa verdade mutável ou imutável.

    Gostaria que, se pudesse, escrevesse sobre "Verdade: relativa ou obsoluta?". Acho que seria um tema legal. :)

    Achei interessante o texto, Val. Fico no aguardo do próximo! Abraços. ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, parabéns pela iniciativa. Queria te mandar um link, é este daqui: http://www.youtube.com/watch?v=mFIHnl4rmd0
    É uma entrevista dada pelo Win wenders para o documentário Janela da Alma, que aborda as maneiras como nos relacionamos com a visão, nos seus variados significados. Acredito, aprofunda o pensamento.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ah, me esqueci,um adendo. esta entrevista de Saramago tb vale a pena ser assistida com pensamento crítico:http://www.youtube.com/watch?v=EyOcrtCwekM&feature=related.

    Retém o que é bom

    Uma abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Val... Queria contribuir com alguns pontos sobre a Pós-Modernidade atual. Primeiro, e muito interessante, é que é a primeira vez na história do pensamento filosófico que a humanidade percebe criticamente o pensamento filosófico do seu tempo. No passado sempre os pensamentos filosóficos foram abordados por pessoas que ja não viviam mais estes pensamentos. Isso torna a Pós-Modernidade algum suigeneres. E por conta disso alguns ja falam que o que vivemos hj talves nem seja mais pór modernidade. Mas enfim...

    ResponderExcluir
  5. Pegando um gancho com o que Regis falou existem crenças de que o sistema "pós-moderno" já passou realmente e seu sistema não condiz mais ocm nossa época.Por isso, digo ser impossivel regis, que as pessoas estejam discutindo o assunto a seu tempo.Até porque a profundidade do assunto não permitiria que a sociedade como um todo falasse sobre o mesmo.A base sociológica e principalmente fiófica para discutir o tema abordado é pesada demais.
    NO entanto, como não creio que este seja o foco do blog (estudos filosoficos e sociologicos) vou um pouco adiante. Nossa sociedade devido ao avanço deliberado com o advento do sistema pós-moderno percebeu que as coisas estavam caminahndo rapiod demais e a depravação em todos os sentidos passou a atingir todas as classes incomodando o topo da piramide.OU seja, existe um corrente que defende o regresso, a vlta do conservadorismo, uma nova moralização da sociedade.
    A partir dai nós como cristão deveriamos aproveitar esse momento e crescer junto com ele, não pregando um moralismo barato baseado em filosofias, mas sim mostrando principios verdadeiros e justos baseados na palavra.
    Acho que era isso...abraços!

    em breve... "justificado" em construção!

    ResponderExcluir