segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Pós por quê?


Pós-pensador... o que isto significa?

Pensador porque pensamos... somos seres que raciocinamos, tomamos decisões. Somos responsáveis por nossas decisões e sofremos as consequências delas.

Pós porque nossa sociedade hoje exige uma linha de raciocínio diferente do que estávamos acostumados, para que não sejamos engolidos pela cultura pós-moderna, que prega o livre-pensar, mas ao mesmo tempo, subliminarmente, empurra guela abaixo seus conceitos e princípios, sem que percebamos.

Então, este espaço se propõe a ser um lugar onde se pensa diferente, se questiona o que acontece ao nosso redor e conosco de forma realmente crítica, de forma livre dos conceitos e preceitos que estão se arraigando dentro de nós.

Não é fácil, pois estes ideais estão sutilmente infiltrados em nosso modo de pensar, e não percebemos que eles estão lá. Mas sempre que pensamos, estamos inconcientemente usando conceitos que não são nossos, mas foram absorvidos ao longo da nossa vida.

Para conseguirmos um pensamento mais livre, precisamos analisar nossas questões considerando que nossa linha de pensamento atual não é absoluta nem perfeita, mas que é apenas um modo de pensar em relação a outros pré-existentes, de outras culturas, outros períodos da história, etc. Esta nossa linha de pensamento não necessariamente é a melhor opção de raciocínio, mas apenas uma delas, uma forma de ver a vida.

A partir do momento que percebemos que temos outras opções de pensar a vida, podemos escolher pensar de outra forma, e, deste modo, sermos mais livres no pensar. Não estaremos mais "presos" ao modo de pensar pós-moderno, que nem sempre (na realidade, quase nunca) é a maneira mais inteligente de ver a vida, mas poderemos analisar a vida de uma maneira mais justa e coerente, entendendo melhor as implicações de nossas escolhas.

Uma das questões que mais me angustiam atualmente neste contexto é a idéia de que cada um possui (ou cria) sua própria verdade. Será que isto é verdade? A verdade é relativa, ou há uma verdade absoluta? O que a cultura atual nos faz pensar? Será que temos um pensamento crítico a esse respeito? Já pensamos sobre como/quando/por que surgiu esta idéia de verdade relativa? Vamos discutir isto posteriormente... por enquanto, vamos refletindo sobre o assunto...

Gostaria de construir estes debates com outras pessoas... todos os que desejarem pensar de verdade, e não serem levados pelo que o sistema e a cultura atual nos leva a pensar.

Para começarmos a refletir: Há um texto no livro de Eclesiastes que diz: Tudo o que já aconteceu ou que pode acontecer já aconteceu antes (Ec 3:15). Vamos debater isto futuramente também, mas por enquanto vamos apenas refletir sobre esta frase face a tudo o que nos apresentam como "novidade". Comentários?

3 comentários:

  1. Pensar, pensar e pensar, atitude cada vez mais rejeitada em nome do prazer, do aqui e agora. Reflitir é e sempre será a atitude mais nobre e que provoca maior crescimento ao ser humano, ou você se rende a ela, ou ela domina você, lhe tornando um fiel escravo da opinião dos outros ou de todos. Junte-se a nós, reflita!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da proposta do blog. Estarei acompanhando! Abraço

    ResponderExcluir
  3. bom...falando em pensar, ai vai uma estatistica:
    80% das pessoas não pensam;
    15% das pessoas pensam que pensam;
    e apenas 5% das pessoas pensam.
    chocante! mas é a verdade. pensar é um privilégio de poucos.
    e é necessário na sociedade que seja dessa forma.
    já imaginou se todos realmente penssassem?!
    bem...essa é só minha forma de pensar.

    em breve... "justificado" em construção.

    abraços!

    ResponderExcluir